Comparações entre nossos filhos e os dos outros são inevitáveis, mas é importante tentar se segurar. Uma vez eu vi uma frase em algum lugar que dizia mais ou menos assim: “A melhor maneira de enlouquecer e se comparar com outras pessoas”. Com os filhos é a mesma coisa, tentamos a todo momento verificar se nosso filho está com o peso “ideal”, já está andando como o outro, se está ou não está comendo, se já está falando… enfim, para toda e qualquer coisa. Mas tem situações que passam um pouco do limite.

Ontem fomos almoçar em um restaurante. A Melina em regra come bem, mas sabemos que não podemos comemorar uma refeição relativamente tranquila porque a próxima pode não ser tanto. E essa foi uma das tranquilas, a deixamos comendo praticamente sozinha sua moqueca de camarão (uma delícia) só auxiliando quando precisava de ajuda. Ao nosso lado tinha um casal de pais com um filho um pouco mais velho que a Melina, talvez com uns dois anos e meio e eles não paravam de falar para o menino: “Está vendo como ela como bem?”, “Olha, ela comeu tudo, e sozinha”, “Ela é mais nova que você e come super bem”. Sério, essa técnica não serve em nada. Lembrei muito da passagem do livro “Meu filho não come!” do Dr. Carlos Gonzales:

“Imagine que você [mãe] está tomando café e conversando com sua melhor amiga. Nisso, chega seu marido e dá aquela espetada: ‘Vamos ver se você aprender a se cuidar um pouco. Olha a Joana, como se penteia bem, que pele bonita, e como está magra. Você sempre tem que sair por aí toda largada’. E ele sai, tranquilo, e você fica com a Joana (2016, GONZÁLEZ, p. 73)”.

E aí? Gostaria da comparação? Acho que deveria ter dado um toque para eles que estavam nos incomodando, a nós três e com certeza ao filho deles, mas acabaria estragando o nosso almoço.

GONZÁLEZ, C. Meu filho não come! Conselhos para prevenir e resolver esse problema. Tradução de Maria Tristão Bernardes. 1. ed. São Paulo: [s.n.], 2016. 224 p. ISBN 978-85-69404-05-7.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s